Metamorfose é um livro super estranho!... Um homem deita-se num dia e acorda insecto no outro. Bem...obviamente que não se trata dum evento verosímil. Não é uma estória que surja nos jornais nem tão pouco nos noticiários dos media! A mim recordou-me uma velha anedota:
Numa noite, um homem branco partilhou um quarto de hotel com outro de raça negra. Acontece que o primeiro tinha imperiosamente que madrugar no dia seguinte, mas... estando ele bem bebido, optou por ligar para o serviço de despertar. Sendo ele um pouco racista, por brincadeira, o seu companheiro de quarto tingiu-lhe a cara de negro enquanto dormia. No dia seguinte, logo que acordou e se confrontou com a sua imagem no espelho, exclamou : "Oooo! Mas este afinal não sou eu. É o 'preto'! Que bom! Vou voltar para a cama!"...
E assim se passou um pouco com o protagonista desta estória. Ao acordar insecto, provavelmente pensou algo do tipo: "Oooo! Mas este não sou eu! É uma barata gigante! O melhor mesmo, será deixar-me ficar pelo quarto!", pois certamente que deslocar-se ao escritório não constaria nas suas prioridades para esse dia.