Community Reviews

Rating(4 / 5.0, 100 votes)
5 stars
38(38%)
4 stars
28(28%)
3 stars
34(34%)
2 stars
0(0%)
1 stars
0(0%)
100 reviews
April 17,2025
... Show More
Una historia increíblemente bien escrita. El autor consigue crear una historia densa pero fácil de seguir, que mantiene misterios sin resolver hasta el final del libro, por lo que no se hace pesada la lectura.

Toda la ambientación me parece de 10/10. Como consigue describir todos los detalles de la iglesia, todo el contexto político y social me parece simplemente maravilloso. Lo mejor de la novela, sin duda.

Fue una historia que disfruté mucho y que recomiendo, pero no llegó a removerme nada por dentro ni a engancharme lo suficiente para darle las 5 estrellas. Sin embargo, me quito el sombrero ante el autor.
April 17,2025
... Show More
Resumo: Tom Pedreiro sonha em construir uma catedral. O sonho e a força das circunstâncias levam-no a perder a mulher, abandonar o filho recém-nascido e quase a morrer de fome junto com os seus filhos. A ele junta-se Ellen e o seu filho Jack, um rapaz inteligente mas socialmente inadaptado, que comete um acto inacreditável para ajudar a família. O irmão de Philip visita-o e trás consigo um recém-nascido que encontrou na floresta. Trás consigo uma notícia que pode afectar o destino político do reino. Philip decide ajudar o irmão e pouco depois é nomeado Prior. Decide restabelecer as finanças do priorado mas uma tragédia muda-lhe o rumo das suas decisões. William Hamleigh ajuda a derrubar o conde Bartholomew, conqustando para o seu pai o título de conde. Mas é a filha deste, Aliena, que ele tanto cobiça. Aliena e o seu irmão, após o derrube do pai, ficam sem nada. Após visitarem o pai na prisão, este fá-los jurar que irão um dia reconquistar tudo.

Crítica: As críticas que me tinham chegado, tanto pessoalmente como online, é que este livro era um pouco chato, principalmente ao início. Ainda bem que não dei ouvidos e comprei-o à mesma. Logo ao início, a tragédia de Tom o Pedreiro comoveu-me como eu não esperava. E o Philip é uma personagem fabulosa. Adoro-o! A forma como o rumo das várias personagens se entrelaça, movidas pelo destino, pela ambição e uma forte vontade de viver, fez-me apaixonar por esta história, tão humana e real. Também adorei que, ao contrário da maior parte dos livros de hoje em dia, não havia propriamente nenhum mistério para resolver ou um segredo por descobrir. O problema surge e as personagens resolvem-no, deixando espaço para uma leitura sem ansiedades ou perguntas.

Pontos positivos: A inteligência da narrativa, muito bem montada. A excelente caracterização e humanização das personagens. A escrita simples que não atrapalha a narrativa e compreensão da mesma.

Pontos negativos: Porquê 2 volumes?! Nem sei quando terei a oportunidade de comprar o segundo e, com tanto que tenho para ler, quando agarrar no segundo, já terei esquecido grande parte do primeiro. Aliena, é visivelmente retratada como heroína mas não gostei da falta de características femininas, à excepção da roupa, cabelo comprido, bonita.

Expectativas e estado de espírito: Expectativas baixas, devido às críticas de "livro chato" que me tinham chegado. Este livro foi lido no período mais cansativo do ano: o Natal. Andava exausta e daí ter demorado tanto tempo a lê-lo. Talvez não o tenha apreciado devidamente por isso mesmo.

Fez-me reflectir sobre: Intrigas. Os pilares da nossas certezas: o quanto são frágeis e podem ser destruídos tão rapidamente.
April 17,2025
... Show More
Leí este libro con 17 años, y lo he vuelto a leer con 33.

La primera conclusión a la que he llegado es que, sin lugar a dudas, este libro no podría publicarse hoy en día tal y conforme está escrito. La narrativa es entretenida, la recreación histórica es magnífica, algunos de los personajes están soberbiamente desarrollados... Pero el ritmo, Dios mío el ritmo, es de procesión de Semana Santa, y de las que se pasan la noche al descubierto.

Perfectamente puedes encontrar 15 páginas de matraca y más matraca, en las que el autor hace un tour guiado por cada piedra en la nueva arcada de la catedral, o bien se mete en los pensamientos de los personajes para recordarnos una y otra y otra vez cosas que ocurrieron anteriormente en el libro y que, por algún motivo, piensa que hemos olvidado. Entonces algún personaje habla (una, dos, tres frases) y vuelta a los larguísimos soliloquios de narrador, muchos de ellos plagados de párrafos que recorren 3 páginas o más sin un solo punto y aparte.

A pesar de ello, el libro se lee muy bien y aunque la historia avanza despacio resulta muy interesante... Hasta más o menos la página 500. Entonces es cuando muere Tom, y los ricos y profundos personajes que habíamos conocido durante todo este viaje (Tom, Ellen, Philip...) o bien desaparecen del todo o se convierten en comparsas para el niño mimado de Follet: Jack. Jack, queridos amigos, no es interesante en absoluto. Y qué decir de Aliena, a la que se dedican páginas y páginas en las cuales lo más enérgico que dice Follet es que tiene las tetas grandes (y cuando pasa el tiempo, más caídas; y algo después, arrugadas. Esto no es ninguna broma). Destacable por encima de todo su viaje por media Francia y España con un niño recién nacido en brazos durante un año en el que no ocurre NADA... Recordemos que en los dos días que le llevó recorrer los 20 kilómetros entre Shiring y Kingsbridge con Richard, cuando eran jóvenes, sufrieron varios ataques, robos e intentos de violación; pero se ve que en Francia y España se les acabó la mala gente, claro.

En fin, una lectura nostálgica que no ha resistido al paso del tiempo. Mención especial al hundimiento a los abismos que sufre el libro al morir Tom, con un Philip que se desdibuja por completo. Y mención especial también a la particular visión que tiene Follet de las relaciones sexuales: casi se habla más de pezones inflamados mordisqueados, cuando no de violaciones brutales, que de cualquier otro tema en este libro.

2'5 estrellas, que se quedan en 3 por el recuerdo de un tiempo más sencillo en mi propia vida.
April 17,2025
... Show More
Gostei mas não adorei. Achei mais de metade enfadonho.

Talvez a altura em que o li não tenha sido a ideal e o facto de ter demorado tanto a ler acabou por tirar algum prazer à leitura.

No entanto as expectativas também estavam extremamente altas devido ao quanto adorei o Kingsbridge.

Mais para o final do livro começa finalmente a trama a desenrolar-se trazendo um maior interesse à história.

Espero que este final seja um bom prenúncio para o próximo volume.
April 17,2025
... Show More
Philip y Tom los mejores personajes.
Aliena es mi favorita.

En la primera página empieza la historia, que sólo se revela hasta la última, de más de mil páginas.

Chévere!
April 17,2025
... Show More
{Blog} http://tempodler.blogspot.pt/2012/07/...

Gostei imenso de algumas componentes deste livro...de outras nem por isso. No final, contudo, não se aproxima da grandiosidade que lhe havia atribuído nas minhas expectativas.
Toda a história gira em torno da construção de uma catedral, o que pode não parecer muito mas Follett adicionou à história central diversas histórias e dramas periféricos que tocam umas nas outras, acabando por se relacionar e complementar.
Principalmente no início, a narrativa segue de forma muito lenta, com passagens demasiado detalhadas que se tornam aborrecidas. Mas dada a complexidade do enredo e a forma como Follett vai desenvolvendo as suas personagens, deixando que cresçam e se entranhem lentamente no leitor, acaba por justificar, em parte, este ritmo arrastado. Não fosse assim e julgo que todo o livro se tornaria uma imensa confusão, especialmente no que toca à identificação as diversas personagens e dos seus papéis na trama. Até porque a narrativa cobre um longo período de tempo.
Follet inseriu alguns episódios violentos, de leitura menos agradável. Mas, e devido ao período histórico em que se desenvolvem os acontecimentos, penso que acaba por adensar a história e conferir-lhe algum realismo.
O que acabou por me desiludir neste livro foi a falta de desenvolvimento e caracterização do período histórico. Não sei se por falta de pesquisa ou se por opção pessoal do autor, sente-se falta de uma descrição mais pormenorizada dos elementos históricos e de uma contextualização mais forte....Como ficção histórica, «Os Pilares da Terra» deixa muito a desejar...
A história é, de facto, muito boa, mas não sei se Follett esteve à altura de a contar como ela merecia...ou como era esperado que ele o fizesse.
April 17,2025
... Show More
Um primeiro volume de Romance Histórico muito bem conseguido. Entre a vida monástica, as disputas dentro de Inglaterra e do seu reino com as lutas pelo trono e pelo poder na própria igreja em terras inglesas, uma igreja que é incendiada e da qual só restam ruínas. A construção de uma nova catedral feita do zero. A disputa por quem fica com cada terra, cada priorado, por um cargo de conde de Shiring e os relacionamentos subjacentes fazem deste romance histórico um dos mais ricos que li daqueles que representam a época histórica nesta narrativa retratada. Ken Follett é de facto magnífico no acto de escrever. Ansiosa, estou por isso de ler a continuação desta história, no próximo volume desta narrativa, que não tarda muito, começarei a ler. Recomendo por isso a leitura a todos os que gostam de livros de contexto de disputas, lutas, questões de herança, condados, reinos, priorados, vida monástica, e a vida de todos os operários que serviram como mão de obra para a construção das mais belas catedrais da história da Humanidade. Leiam e digam de vossa justiça!
April 17,2025
... Show More
I'm not sure how I feel about this book.
On the one hand so many had said that it was so good that maybe I was expecting more.
On the other hand, I think that one of the things that put me off is the Portuguese translation. I always read in the original language if I can but this book was offered to me in Portuguese so I wasn't going to buy it in English, right? The problem with the translation is that I could often "read" the English text behind it and the Portuguese didn't flow well; the descriptions were not very poetic or elaborate while I feel that the theme makes one expect that kind of language.
However, I slowly became interested in the characters and their complicated relations. Also, the period is fascinating and the author nicely conveys the right feel of how people lived (survived!) in those hard times.
I'm going to wait until I reach the 3rd volume of the series (that I have in English, hurray) to make a final assessment.
April 17,2025
... Show More
Este libro es sin duda una obra maestra! Con más de 1.000 páginas, en ningún momento te aburre y cada página que pasas te enfrasca más en un mundo en el que es muy difícil salir.

Para los amantes de la historia es realmente un regalo, las historias encajan, los personajes son muy completos y las descripciones de la edad media te harán transportarte! .

¡A leerlo se ha dicho! Que esta novela tiene todos los ingredientes para atraparte.
April 17,2025
... Show More
Não sendo de todo o meu género (a idade média nunca me fascinou), esperei que ao menos fosse viciante, que houvesse mais suspense, qualquer coisa que me fizesse lê-lo de rajada e eventualmente me tirasse o sono. Mas não.
É verdade que tem algumas partes emocionantes e se vislumbra um bocadinho de justiça numa espécie de novela brasileira onde tudo parece correr mal e os maus vencem os bons. Mas tem vários parágrafos chatos, fiquei cansada de ler argamassa para aqui, traves de madeira para ali, esboços e mais esboços, naves, paredes mestras, e becabecabeca. Toda a construção da catedral me pareceu uma canseira.
Não quero ser demasiado injusta mas a verdade é que tinha grandes expectativas que acabaram defraudadas. Admito que algumas personagens são promissoras e quero saber como é que o autor vai dar conta do final de todas elas, uma vez que nem chegamos a perceber quais são as principais, por isso, depois de uma pequena pausa, voltarei para ler a continuação.
April 17,2025
... Show More
Buenísimo! Muy interesante y cautivante! Una ilustración perfecta de la Edad Media con unos personajes espectaculares y bien definidos!
Leave a Review
You must be logged in to rate and post a review. Register an account to get started.